Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Pasta térmica - importante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Pasta térmica - importante em Ter Mar 23, 2010 9:47 pm

dr olk


Admin
Caso encaixemos o cooler diretamente sobre o processador, inevitavelmente ficará uma camada de ar entre ambos, que dificultará a dissipação do calor. A fim de conseguir uma transmissão mais perfeita de calor, podemos usar entre o processador e o dissipador uma pequena quantidade de pasta térmica, que é uma pasta branca, com consistência de pomada, que pode ser encontrada sem grande dificuldade em casas de materiais elétricos ou eletrônicos, a preços módicos.

A pasta térmica deve ser aplicada em pequena quantidade sobre a área do processador que irá ficar em contato com o cooler.

O uso da pasta térmica realmente ajuda muito a dissipar o calor gerado pelo processador, e como não traz absolutamente nenhuma desvantagem, seu uso é bastante recomendável. A pasta térmica deve ser aplicada em pequena quantidade, apenas na área de contato entre o processador e o cooler. A pasta térmica é um bom condutor de calor, mas não tão bom quanto o metal em si; por isso, você deve usar pouca pasta, apenas o suficiente para formar uma superfície uniforme. Como o silicone não seca, nem endurece, não existe uma validade muito bem determinada para a pasta térmica, apesar de os fabricantes em geral fixarem uma validade de três anos. A pasta térmica não é tóxica, a menos que seja ingerida.

A pasta térmica branca, que é de longe a mais comum, é feita de uma mistura de óxido de zinco e silicone. Esta pasta não é condutora elétrica e é a pasta mais barata e de longe a mais usada. Além desta, existem também pastas térmicas metálicas, feitas com aço, cobre ou alumínio. Estas são bastante raras de se encontrar. A vantagem é que são condutoras de calor um pouco melhores que a pasta de óxido de zinco, mas em compensação trazem as desvantagens de serem condutoras elétricas e de serem mais caras. Ao contrário da pasta de zinco que é branca, as pastas de aço e alumínio tem um cinza metálico, as pastas de cobre tem a mesma cor do metal.

Uma opção à pasta térmica, são as fitas térmicas. Estas fitas são feitas de um material condutor de calor, com adesivo dos dois lados. Elas são muito práticas para prender coolers em chipsets de placas de video, pois apenas a fita é suficiente para manter o cooler preso. Porém, além de não servem tão boas condutores de calor quanto as pastas térmicas, estas fitas tem a desvantagem de serem caras.

Este tipo de fita não é adequado para processadores, pois sua baixa eficiência fará o processador aquecer muito mais do que o normal. Se por acaso você comprar um cooper com a fita, o melhor é removê-la e usar pasta térmica em seu lugar, o resultado será bem melhor.

Algumas pessoas utilizam grafite no lugar de pasta térmica. O grafite também é um bom condutor de calor, mas só faz um bom trabalho caso as duas partes sejam prensadas com uma certa pressão, o que não é o caso da instalação manual de um cooler sobre um processador. De qualquer maneira, já é melhor do que nada, mas sua eficiência não se compara com a da pasta térmica.

Ver perfil do usuário http://forumyakuza.ativoforum.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum