Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O que o Bluetooth 4.0 tem de novo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 O que o Bluetooth 4.0 tem de novo em Sex Maio 21, 2010 11:22 pm

dr olk


Admin
De uma maneira mais formal, é possível dizer que o Bluetooth é uma tecnologia de conexão wireless (sem fio) para transmitir dados rapidamente e com segurança entre vários dispositivos, como celulares, notebooks, joysticks de consoles e muito mais.

Estamos tão rodeados pelo Bluetooth hoje que mal percebemos. O Nintendo Wii, por exemplo, utiliza essa tecnologia em seus controles para enviar os comandos ao console. Fones de ouvido sem fio para celulares também são bastante comuns.

Entretanto, a tecnologia tem alguns problemas: baixo alcance, velocidade problemática em alguns casos, gasto altíssimo de energia e riscos de segurança.

O Bluetooth 3.0, no ano passado, trouxe uma velocidade muito maior do que a versão anterior (2.0), ao integrar o padrão de comunicação IEEE 802.11 — utilizado antes somente para conexões de internet wireless. Sendo assim, a tecnologia passa a transmitir um mínimo de 11 Mbps e um máximo de 54 Mbps. Vamos agora às novidades da nova versão:



Economia maior de energia

Como a versão anterior focou muito mais em velocidade — o que também foi importante, já que o uso de Bluetooth para conexões de alta velocidade se tornou comum — agora se torna necessário “resolver” alguns outros problemas. E a economia de energia foi um desses fatores.

Agora a tecnologia fica mais inteligente em relação à quantidade de energia que é utilizada, pois a maior parte dela era desperdiçada para pouca transferência. Ou seja, alguns produtos são tão compactos que não faz sentido utilizar tanta energia para transferir tão pouca informação.



Dessa forma, um duplo perfil é criado para a tecnologia. Em aparelhos que usufruem muito mais do Bluetooth, como celulares, o gasto de energia continua sendo alto, mas também é otimizado.

Já produtos mais compactos, como relógios e até alguns fones de ouvido, devem consumir menos, pois param de gastar assim que não estiverem sendo utilizados. Segundo os desenvolvedores, isso permite que baterias do tamanho de uma moeda durem anos.

Mais velocidade e segurança


Ao limitar o gasto de energia, naturalmente se perde um pouco inclusive da velocidade. Entretanto, a queda não é tão brusca assim, pois o esperado é que dispositivos compactos consigam velocidade de até 1 MB por segundo.

Um dos elementos primordiais do Bluetooth é a segurança, pois se trata de uma rede sem fio que você leva para todos os lugares e que pode ser eventualmente invadida por “espertinhos”. Assim, o novo protocolo utilizado para a versão 4.0 é de 128 bits de segurança.

Mais abrangente

Como foco principal, o Bluetooth 4.0 tem prioridade em diminuir o consumo de energia para que a tecnologia seja mais abrangente. Isso tudo faz parte de uma convergência de várias tecnologias.

Imagine um relógio de pulso que monitora seus batimentos e os manda para seu aparelho celular que, por sua vez, envia uma música de acordo com o ritmo para seus fones de ouvido. Ou seja, agora a tecnologia pode ser utilizada em muitos elementos que fazem parte de nosso cotidiano, sejam em questão de saúde ou de entretenimento.



Não há uma previsão exata de lançamento para a versão, mas há encorajamento com a finalidade de que os fabricantes usem a nova tecnologia o mais rápido possível, para que novos produtos cheguem ao mercado norte-americano ainda em 2010.


by: Eduardo Karasinski

Ver perfil do usuário http://forumyakuza.ativoforum.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum