Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tutorial - HTML(Siglas da Internet)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Tutorial - HTML(Siglas da Internet) em Qui Fev 11, 2010 10:17 pm

dr olk


Admin
FTP significa "File Transfer Protocol". Através deste protocolo é possível efectuar a transferência de ficheiros pela Internet de uma maneira fiável. Actualmente existem programas que utilizam exclusivamente este protocolo, para que se possam efectuar transferências de ficheiros de uma forma prática. A função mais comum do FTP é o "download" de ficheiros, embora muitos programas já executem esta função, se bem que utilizem, normalmente, um protocolo mais lento e menos fiável do que o [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Com este tipo de programas também é permitido enviar ficheiros (upload) para áreas de [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] O upload é mais utilizado para colocar páginas on-line.

Firewall
Traduzindo à letra Firewall significa ''Parede de Fogo''. Uma firewall é um programa, um equipamento ou uma combinação dos dois que protege uma rede de computadores (de uma empresa por exemplo) para que os utilizadores de internet não possam aceder a zonas confidenciais da rede protegida. Uma firewall consegue também limitar aquilo que os utilizadores da rede protegida conseguem fazer para fora (impedindo o acesso a determinados web sites, ou limitando o uso de programas de video-conferência, etc).

Freeware
Em português: programa (software) gratuito. Um programa do tipo Freeware pode ser utilizado sem qualquer pagamento e sem nenhuma restrição.

GIF (Graphics Interchange Format)
um tipo de ficheiro com formato de imagem. Muitas das imagens visualizadas nas páginas Web estão em formato GIF. Estes ficheiros têm a extensão .gif

HTML (Hyper Text Markup Language)
À linguagem utilizada para produzir páginas web dá-se o nome de HTML, ou seja, produzir um ficheiro html é sensivelmente a mesma coisa que produzir uma página web.

HTTP (HyperText Transfer Protocol)
O ''protocolo'' utilizado para navegar na web é o http, isto é, ao escrever ''http://www.nome.pt/index.html'' estamos a dizer ao browser para transferir o ficheiro index.html, que está no servidor [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] com o protocolo http.

Hacker
Em termos gerais um hacker é alguém que gosta de explorar todos os aspectos dos sistemas informáticos, incluindo sistemas de segurança. Hackar é um verbo normalmente utilizado para descrever a violação de um sistema informático. A palavra ''hacker'' significa, para a maioria dos utilizadores, a pessoa que viola a segurança de sistemas informáticos.

Hiperligação
Esta é a tradução literal de ''Hiperlink''. As palavras ou imagens de uma página web nas quais é possível clicar chamam-se links, hiperlinks ou hiperligações.

Home Page
Este termo quer normalmente dizer ''página principal de um web site''. A Home Page de um web site é a sua página principal. A home page de um utilizador pode ser a sua página pessoal, mas pode também ser a página que carrega quando se abre o browser (Internet Explorer ou Netscape Navigator).

IRC (Internet Relay Chat)
O IRC (Internet Relay Chat) é o serviço que permite conversar com outros utilizadores em tempo real, em modo de texto. Ao utilizar um programa para este tipo de serviços (por exemplo o mirc) pode escolher um de muitos servidores de conversa disponíveis, um "nick" (pseudónimo) que pode ser o seu nome verdadeiro ou um nome inventado, e de seguida escolher um dos muitos canais (também chamados de salas) para conversar com os utilizadores que aí estiverem presentes. Tudo aquilo que escrever numa determinada sala pode ser lido pelos utilizadores da sala, e tudo aquilo que os outros utilizadores escreverem pode ser lido por si. É ainda possível conversar em privado com um só utilizador.

ISDN (Integrated Service Digital Network)
Em Portugal as linhas telefónicas do tipo ISDN são conhecidas pelo nome RDIS. Este tipo de linhas telefónicas permitem ligações à Internet a velociades de 64 kbits/segundo. Para ligar o computador a uma linha RDIS utiliza-se uma placa apropriada ou um ''modem RDIS''. As linhas RDIS têm outras utilizações (para além de serem utilizadas para fazer chamadas telefónicas normais) e têm uma assinatura mensal superior à linha telefónica tradicional. Na linha RDIS o preço dos impulsos e a sua duração é igual à linha telefónica tradicional.

ISP (Internet Serviçe Provider)
Em Português: Fornecedor de Acesso Internet. As empresas através das quais os utilizadores se ligam à Internet são Fornecedores de Acesso Internet.

Internet
A Internet é a rede das redes, que é formada por um vasto conjunto de redes independentes ligadas entr si. A Internet liga computadores de diferentes tipos e dimensões e permite a comunicação entre pessoas de diferentes países, raças e culturas.

Intranet
A uma rede interna (dentro de uma empresa ou residência) que tem um servidor web internet e outras ferramentas de comunicação dá-se o nome de Intranet. Esta rede pode, naturalmente, estar ligada à Internet, mas o facto de possuir um web site interno apenas disponível para os funcionários da empresa é o suficiente para se dizer que é uma Intranet.

JPEG (Joint Photograhic Experts Group)
É um tipo de ficheiro com formato de imagem. Muitas das imagens visualizadas nas páginas Web estão em formato JPEG. Estes ficheiros têm a extensão .jpg

Java
Linguagem de programação que possibilita criar interactividade em páginas Web. A utilização de pequenos programas em Java também designados por Applets, permite criar diversas funções, tais como, animações, cálculos e outros truques.

kbps
Abreviatura de ''kilobits per second'' ou seja, kilobits por segundo. Esta é a unidade de medida da velocidade de transmissão da informação. Quando se diz que um modem tem a velocidade de 33.6 kbps significa que ele é capaz de transferir 33.6 kilobits de informação por segundo.

Kilobyte
É uma unidade que permite medir a quantidade de informação. Um kilobyte equivale a 1024 bytes (e não a mil bytes como a palavra pode kilo pode sugerir).

Largura de Banda (Bandwidth)
Velocidade máxima que uma determinada ligação permite. Por exemplo: ao ligar o computador ao fornecedor de acesso internet com um modem de 33.6 kbps estabelece-se uma ligação cuja largura de banda é 33.6 kbps. Ao transferir um ficheiro a velocidade máxima que é possível atingir é de 33.6 kbits por segundo.

Mailing List
Em português: Lista para envio de Correio. Uma mailing list é uma lista à qual o utilizador pode adicionar o seu endereço de correio electrónico para receber mensagens do moderador da lista e/ou dos restantes membros. Alguns web sites têm mailing lists para manter os seus membros informados das novidades e nas quais o utilizador se pode inscrever digitando o endereço de Email numa pequena ''caixa'' presente no web site.

Megabyte
É uma unidade que permite medir a quantidade de informação. Um megabyte equivale a 1024 kilobytes.

Modem
Esta palavra resulta da junção das palavras modulador e desmodulador. Dá-se o nome de modem ao aparelho que transforma dados analógicos em digitais e vice-versa. O modem é o pequeno aparelho (ou placa) que liga o computador à linha telefónica para estabelecer a ligação com o fornecedor de acesso Internet.

Netiquette
Em português: Netiqueta (etiqueta na Internet). Ao conjunto de regras de boas maneiras para utilização da Internet dá-se o nome de Netiqueta.

Newsgroups
Em Português: grupos de notícias ou grupos de discussão. Os Newsgroups permitem, aos utilizadores de todo o mundo, trocar ideias entre si através de mensagens que todos podem ler. Imagine, por exemplo, um placard na cafetaria de uma escola que está visível a todos. Se colocar uma mensagem todos os alunos a podem ler. Qualquer um pode, da mesma forma, colocar uma mensagem em resposta à sua. Agora imagine que existe um placard para cada assunto diferente. Os newsgroups funcionam de uma forma muito semelhante.

POP (Point of Presence)
Em Português: Ponto de Presença. Um POP é, normalmente, um servidor de um fornecedor de acesso internet instalado numa determinada localidade para permitir a ligação por chamada local. Se um fornecedor de acesso Internet tem um POP em Coimbra isso quer dizer que os utilizadores de Coimbra se podem ligar ao fornecedor de acesso por chamada local.

Plug-in
Utilitário que aumenta a funcionalidade de um determinado programa. Para conseguir navegar em páginas web com funcionalidades especiais é necessário instalar os ''plug-ins'' no browser (Internet Explorer ou Netscape Navigator) correspondentes a essas funcionalidades.

Proxy
Um servidor proxy está encarregue de ''navegar'' nas páginas em nome do utilizador e guardar essas página no seu disco, ou seja, se o Internet Explorer do utilizador estiver configurado para navegar com o ''proxy'' do fornecedor de acesso, as páginas visitadas pelo utilizador ficam guardadas no proxy. Quando um outro utilizador pretende visitar a página que já foi visitada pelo primeiro utilizador, o acesso à página é mais rápido porque já estava guardada no proxy do fornecedor de acesso.

QuickTime
O QuickTime é o nome de um pequeno programa (também disponível em formato de plugin) que permite visualizar videos neste formato criado pela Apple. Da mesma forma que para ouvir músicas no formato RealAudio é necessário instalar o Real Player, para ver vídeos no formato QuickTime é necessário instalar o Quicktime ''player''.

RDIS (Rede Digital Integradora de Serviços)
Tipo especial de linhas telefónicas comercializado, em Portugal, pela Portugal Telecom. Este tipo de linhas telefónicas permitem ligações à Internet a velociades de 64 kbits/segundo. Para ligar o computador a uma linha RDIS utiliza-se uma placa apropriada ou um ''modem RDIS''. As linhas RDIS têm outras utilizações (para além de serem utilizadas para fazer chamadas telefónicas normais) e têm uma assinatura mensal superior à linha telefónica tradicional. Na linha RDIS o preço dos impulsos e a sua duração é igual à linha telefónica tradicional.

Router
Computador ou Software que interliga duas ou mais redes. Os Routers passam todo o seu tempo à procura dos endereços de destino dos pacotes que por ele passam, encaminhando-os para outros endereços de destino, de acordo com o protocolo utilizado. Para que uma rede de computadores, por exemplo de um escritório, se ligue à Internet é necessário instalar um router (o aparelho) ou um programa que desempenhe o papel de router (instalado no servidor da rede).

Servidor (Server / Host)
Computador central, que administra e fornece informação a outros computadores-clientes. Existem servidores Web que disponibilizam páginas online, servidores de mail que distribuem mensagens, etc.

Shareware
Tipo de programa (software) que é disponibilizado para que o utilizador o possa testar e que necessita de um registo (pagamento) para que se possa utilizar após o período inicial de testes. Existem muitos programs disponíveis na Internet que são deste tipo.

Spam
Correio electrónico ''lixo''. As mensagens publicitárias que são enviadas para muitos utilizadores ao mesmo tempo e que não foram pedidas por esses utilizadores são consideradas spam. A maioria dos fornecedores de acesso proíbe este tipo de práticas, e os utilizadores que enviarem mensagens publicitárias a muitos utilizadores que não as pediram podem ser banidos do fornecedor de acesso.

Streaming
Este termo tem origem na palavra ''stream'' que em português significa ''corrente'' (no sentindo de corrente de um rio por exemplo). Na Internet este termo aplica-se sobretudo ao vídeo e audio que o utilizador começa de imediato a ver mesmo quando o ficheiro não chegou todo ao computador. Ou seja, o vídeo/som começa a ''chegar'' ao computador do utilizador e é de imediato colocado no monitor, e à medida que o ficheiro continua a ser transferido o seu conteúdo continua a ser mostrado. O audio e vídeo dos eventos que são transmitidos em directo via Internet utilizam esta tecnologia.

TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol)
É o protocolo de comunicação básico da Internet, para interligar redes cujos componentes usam sistemas operativos distintos. Podemos dizer que o TCP/IP é o conjunto de regras técnicas que os computadores utilizam para enviar e receber informações na Internet e nas Intranets.

TIFF (Tag Image File Format)
É um tipo de ficheiro com formato de imagem. Este formato é muito pouco utilizado em páginas web mas é bastante popular por entre os designers e por aqueles que necessitam de gravar uma imagem com uma boa ''resolução''. Estes ficheiros têm a extensão .tif

Telnet
Este é um dos serviços da Internet menos conhecidos e permite efectuar a ligação a um computador em modo de texto e trabalhar nesse mesmo computador como se o utilizador estivesse sentado à sua frente. Ao utilizar um programa apropriado o utilizador efectua uma ligação Telnet ao computador pretendido e digita comandos (normalmente unix) para trabalhar no computador.

URL (Universal Resource Locator)
O endereço de uma página web que se escreve na barra de endereços do browser (Internet Explorer por exemplo) é um URL. Aos endereços de ftp completos (ftp://nomedoservidor.com/ficheiro.zip) também se dá o nome de URL. Um URL é composto pelo nome do protocolo (por exemplo 'http://') o nome do servidor ([Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e nome do ficheiro (/index.html). Quando o url não tem o nome do ficheiro (exemplo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] o servidor assume que se está a pedir o ficheiro 'index.html'.

Upload
Upload é o processo inverso de download, isto é, consiste no acto de transferir ficheiros do seu computador para um computador remoto.

VPN (Virtual Private Network)
Quer dizer Rede Privada Virtual. Normalmente designa uma rede na qual existem pontos interligados que utilizam a Internet como base de comunicação. A comunicação entre estes pontos utiliza técnicas de encriptação de modo a que toda esta rede seja virtualmente privada. Por exemplo, uma empresa com dois escritórios em diferentes locais geográficos. Utilizando a Internet, os dois escritórios ligam as suas redes numa só, sem que os outros utilizadores da Internet possam ter acesso à sua Rede Privada.

WYSIWYG (What You See Is What You Get)
Abreviatura de ''What You See Is What You Get'' (Aquilo que você vê é aquilo que você terá). Quando se diz que um determinado programa é WYSIWYG, significa que aquilo que o utilizador está a ver no ecrá é aquilo que vai sair na impressora ou o resultado final do trabalho. Por exemplo: o Microsoft Word é WYSIWYG porque aquilo que se vê no ecrã é exactamente aquilo que sai na impressora. O Microsoft Frontapage é WYSIWYG porque aquilo que se vê na parte de editor de páginas web é o que se vai ver quando o programa produzir os ficheiros html finais.

World Wide Web (WWW)
World Wide Web, ou apenas Web, é o termo utilizado quando nos referimos à imensidão de páginas existentes em toda a Internet; Página web é o termo utilizado para nos referirmos a uma determinada página; E web site, também conhecido por "sítio" ou "sítio web" é o conjunto de páginas web num determinado endereço. Por exemplo: todas as páginas web do Truques e Dicas formam um web site porque estão todas alojadas no endereço do Truques e Dicas, que é o [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

by: ovni
I love you

Ver perfil do usuário http://forumyakuza.ativoforum.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum